FANDOM

Brian - Carro de 10 segundos "Eu disse um carro de 10 segundos, não uma lata velha."

Este artigo é um esboço. Por favor, ajude a Velozes e Furiosos Wiki expandindo-o. Você pode clicar no botão Editar para adicionar mais informações! Só não se esqueça de checar as Regras antes!
Agradecemos por sua colaboração!

Eu vivo a minha vida em meio quilômetro por vez. Nada mais importa. Durante esses dez segundos ou menos, estou livre.
 
— Dominic Toretto, Velozes e Furiosos.

Dominic "Dom" Toretto é o irmão de Mia Toretto, marido de Letty Ortiz, pai de Brian Marcos e tio de Jack. Sendo o protagonista principal da franquia Velozes e Furiosos, Dominic é um corredor de rua profissional e um mecânico. Um homem com fortes princípios e valores familiares, Dominic começou a carreira criminal roubando caminhões para sustentar sua família. Banido do circuito profissional, Dominic se juntou às corridas ilegais de ruas para satisfazer sua paixão por correr. Quando ele conhece Brian O'Conner, sua família se desagrega com a revelação que Brian é um agente disfarçado. Dominic escapa dos Estados Unidos e se restabelece em um novo grupo, realizando vários serviços na América Central e América do Sul. Ele junta forças com Brian novamente após retornar a Los Angeles para vingar a aparente morte de sua esposa Letty Ortiz. Ele é sentenciado a prisão por 25 anos antes de escapar e ir para a América do Sul mais uma vez. Dominic consegue a sua liberdade após ele e seu grupo ajudarem o agente do Serviço de Segurança Diplomática Luke Hobbs a derrotar o ex-soldado das Forças Britânicas Especiais Owen Shaw, enquanto resgatam uma Letty amnésica. Ele coloca um fim no conflito com a família Shaw após ajudar a prender Deckard Shaw, o homem responsável por matar seu amigo, Han Seoul-Oh. Mais tarde, ele é forçado a trair o seu time porque Cipher sequestrou o seu filho, mas, com a ajuda dos irmãos Shaw, ele resgata o seu filho e se reagrupa com o seu time.

Biografia

Dominic Toretto nasceu no dia 29 de Agosto de 1976. Seu pai foi um piloto profissional de stock car que conquistou sua reputação nas pistas e com sua família com um mercado e lanchonete. Quando criança, Dominic se tornou amigo de Vince durante o terceiro ano. Em algum momento ele também fez amizade com Letty em uma vizinhança local quando ela tinha em torno de dez anos, pois ambos compartilhavam o interesse por carros. Entretanto, ele nunca sentiu atração romântica por ela até os dezesseis anos de idade.

Pai de Dominic

O pai de Dominic foi uma figura produtiva em sua vida. Ele ajudava Mia com os seus deveres de casa, lendo a próxima matéria para ensiná-la no dia seguinte. Seu pai também frequentava a igreja e organizava churrascos para a família e vizinhos. Dominic ajudou seu pai a construir algo que seria o 1970 Dodge Charger R/T, "900 cavalos de músculo Detroit". Seu pai costumava usar o Charger para participar de um evento chamado Los Angeles County Raceway em nove segundos.

Durante a última corrida stock car de um determinado ano, Dominic assistiu seu pai ser empurrado para fora da pista por outro corredor, Kenny Linder, quando o carro de Linder bateu em seu para-choque. O pai de Dominic foi morto instantaneamente quando o seu carro colidiu com uma parede a 120 milhas por hora (aproximadamente 193 km/h) e pegou fogo. Dominic lembrava que ouviu os gritos de seu pai, mas as pessoas que estavam lá durante o acidente disseram que seu pai morreu antes do carro explodir, e que os gritos que ouvia eram na verdade dele.

Uma semana depois do acidente, Dominic encontrou Linder e, quando teve oportunidade, atacou-o com uma chave inglesa. Dominic pretendia bater nele apenas uma vez, mas perdeu o controle e continuou batendo em Linder até ele não conseguir levantar mais o seu braço. O resultado das feridas de Linder impossibilitaram ele de continuar correndo. Dominic foi banido para sempre das pistas.

Atividade Criminal

Dominic foi mandado para a prisão de Lompoc por agredir Linder. Além de manter os negócios da família, Dominic também se juntou a seus amigos na realização de crimes, como roubar aparelhos de caminhões utilizando carros. Dominic também se juntou às corridas ilegais para ganhar dinheiro e para sustentar a sua paixão por corridas.

Velozes e Furiosos

Dominic Toretto - Mercado

Dominic vigiando Brian da parte de trás do mercado.

Desde a saída de Dominic da prisão, ele continuou administrando o mercado da família com Mia. Além disso, ele inaugurou uma garagem automotiva, o que aumentou ainda mais as suas corridas ilegais de rua. Dominic e seus amigos continuaram amarrados à sua vida criminal. A fim de fazer mais dinheiro para sustentar suas famílias, eles cometeram uma série de roubos em estradas. Usando Honda Civics pretos, Dominic, Jesse, Vince, Leon e Letty atacaram quatro caminhões e roubaram 1.6 milhões de dólares em equipamentos eletrônicos. A única identificação que os motoristas de caminhão puderam dar para o Departamento de Polícia de Los Angeles foram as luzes neon verdes que estavam instaladas nos carros.

Brian O'Conner, um oficial disfarçado do DPLA com o pseudônimo de "Brian Earl Spilner", é escalado para descobrir quem realizou os roubos. Três semanas após sua escalação, Brian visita o mercado de Dominic para conversar com Mia e pedir um sanduíche de atum. Dominic, que estava no mercado nessa hora, fica nos fundos da loja e ouve a conversa deles. Após a chegada dos seus amigos, Vince e Brian brigam por causa do número de vezes que ele visita o mercado.

Mia e Letty pediram para que Dominic separasse a briga. Relutantemente, Dominic intervem na briga de Vince. Ele questiona o falso nome na licença de Brian e diz para ele nunca mais visitar o mercado novamente. Quando Brian protesta, Dominic o expulsa novamente para a loja de Harry, O Canto dos Corredores.

Dominic Toretto - Vencedor

Dominic após vencer uma corrida de rua daquela noite.

Naquela noite, Dominic e os outros se listaram em uma corrida de rua local. Antes da preparação para a corrida, Letty vê ele flertando com duas garotas, Camille e Monica. Quando ela não acredita que ele estava apenas conversando com elas, ele volta sua atenção para seu amigo Hector, que anuncia que ele acumulou mais de 2000 dólares para o valor da inscrição para a corrida de quarto de milha. Sem dinheiro, Brian oferece o seu 1995 Mitsubishi Eclipse.

Se ele perder, o ganhador da corrida ficaria com o seu carro. Dominic e os outros corredores obrigam os seus termos. Durante a corrida, Dominic, dirigindo um 1993 Mazda RX-7, é capaz de vencer todos os corredores, ganhando o dinheiro e o carro de Brian. Brian, que chega em segundo lugar, diz com orgulho que quase alcançou Dominic. Não impressionado, Dominic diz que Brian nunca o alcançaria e que tinha certeza que perderia seu carro.

Leon alerta Dominic e os outros corredores sobre a chegada da polícia. Dominic foge junto de todos eles. Dirigindo até um estacionamento, Dominic esconde seu Mazda e continua a fuga a pé. Quando um policial o detecta, ele foge através de um beco próximo. Brian aparece bem na hora e oferece uma carona para Dominic. Ele consegue escapar da polícia, e Dominic diz a ele que ganhou sua confiança, mas que não ficaria com seu carro.

Quando ele pergunta a Brian se ele cometeu algum crime, Brian corta a conversa. Usando informações conseguidas por Jesse (que pesquisou os registros falsos de Brian na internet), Dominic revela a sua história nos roubos de carro. Brian muda o rumo da conversa para Dominic e pergunta se ele já foi para a prisão alguma vez. Dominic menciona os dois anos que passou em Lompoc, um lugar que ele só voltaria para lá morto.

Dominic Toretto - Conversando com Brian

Brian e Dominic conversando sobre Johnny Tran no caminho de volta para a cidade.

Dominic e Brian são surpreendidos por Johnny Tran e sua gangue. Dominic, percebendo tarde demais que invadiu o território de Tran, tenta explicar que foi um infeliz engano de seu "novo mecânico", Brian. Tran pergunta quem é o proprietário do Eclipse. Dominic nega a associação imediata de Brian com o carro e diz que nunca o aceitou. Tran então declara que o carro não pertence a ninguém e aparenta ir embora. Entretanto, ele retorna logo depois e destrói o Eclipse. No começo da caminhada para casa, Dominic explica sua relação com Tran e diz que essa disputa foi resultado de um negócio que deu errado, e porque foi pego com a irmã dele na cama.

Eles pegam um táxi para a casa dos Toretto. Quando Brian recua, Dominic decide convidá-lo para entrar. Ele usa a presença de Brian contra sua equipe para lembrá-los que nenhum deles foi atrás dele para ajudá-lo após saírem da corrida e irem para sua casa. Dominic cria mais rivalidade entre Vince e Brian quando oferece a Brian a Corona que ele pegou de Vince. Dominic é forçado a deixar o primeiro andar da casa para entreter Letty, que quer uma massagem. Antes de subir as escadas, Dominic lembra Brian que ele ainda deve um carro de dez segundos para ele.

Dominic Toretto - Carro de Dez Segundos

Dominic vendo o seu novo carro de dez segundos.

No dia seguinte, Brian aparece na garagem de Dominic com um 1994 Toyota Supra MK IV enferrujado. Enquanto ele não fica impressionado com o estado do carro, Jesse está confiante que o carro pode ser restaurado. Durante os reparos do Supra, Brian vai ganhando a confiança de Dominic. Entretanto, o seu disfarce quase é revelado por Vince, que assume corretamente que Brian é da polícia quando ele e Dominic o flagram saindo da garagem de Hector. Dominic, apesar de ainda duvidar de Brian, prefere acreditar que Brian estava tentando descobrir o que Hector e Johnny Tran iriam usar em seus carros no evento Corrida de Guerra. Brian leva eles para a garagem de Tran, onde eles encontram vários eletrônicos, que são similares aos que foram roubados dos quatro caminhões, e carros sem motores.

Quando Dominic descobre que Brian começou a se encontrar com sua irmã, Mia, ele alerta Brian que vai quebrar o seu pescoço se ele partir o coração dela. Brian promete que ele nunca machucaria Mia, enquanto Dominic mostra para ele o Dodge Charger de seu pai. Dominic conta a história do carro que ele construiu com seu pai e os eventos que o levaram a atacar o piloto de stock car, Kenny Linder, que ele considerou o responsável pelo acidente que causou a morte de seu pai.

Dominic Toretto - Conversando com Brian (2)

Dominic ouvindo Brian, que quer participar de seus negócios.

Com apenas 36 horas faltando para realizar o próximo roubo de caminhões, Dominic vê Brian se tornando agressivo com as suas tentativas de ganhar a confiança de Dominic. Após um racha com um proprietário de uma Ferrari, Dominic e Brian almoçam em uma churrascaria. Brian tem uma conversa séria com Dominic, dizendo que ele está ganhando mais dinheiro que o mercado e a garagem podem dar, e pergunta se ele não está envolvido em outro tipo de negócio e que ele poderia se juntar. Em vez de responder a pergunta, Dominic dá a Brian as coordenadas para a Corrida de Guerra.

No evento, Dominic e sua equipe chegam e se preparam para as corridas. Jesse perde o seu Volkswagen Jetta para Johnny Tran em uma corrida e deixa o evento com o carro de Johnny. Furioso, Tran acusa Dominic de tê-lo denunciado para a polícia, pois, antes do evento, Brian alegou que Tran foi o responsável pelos roubos de eletrônicos, denunciando-o e invadindo a casa da família dele junto de outros policiais. Dominic ataca Tran, declarando que ele nunca denunciou ninguém para a polícia. Quando ele é afastado de Tran, Dominic e Vince parecem deixar o evento. Naquela noite, Dominic briga com Mia, que tenta impedi-lo de realizar o quinto roubo de caminhões com Letty, Vince e Leon.

Ele se recusa a ouvi-la e parte do evento com os outros. Eles se encontram em um ponto onde os Honda Civics estão escondidos. Letty, Vince e Leon expressam uma certa incerteza em atacar o próximo caminhão sem Jesse. Dominic garante à sua equipe que eles teriam tirado "longas férias" após o roubo do quarto caminhão e diz para Letty que ele teve um sonho em que eles estavam juntos no México.

Na estrada, Dominic e Vince se posicionam em frente ao caminhão. Quando Vince consegue se agarrar na frente do caminhão, o motorista do caminhão dispara em sua direção com uma escopeta. O plano da equipe começa a falhar quando Vince fica preso no cabo do arpão e tomba para o lado do caminhão. Letty é empurrada para fora da pista e o Civic de Dominic é danificado por um tiro.

Dominic é incapaz de continuar e é forçado a parar. Ele será pego por Leon, que ajudou Letty após seu carro capotar para fora da pista. Ele ajuda Mia e Brian a acalmar Vince, que foi criticamente machucado. Brian revela seu disfarce e sua identidade de policial para levar Vince imediatamente ao hospital. Quando Vince é colocado em um helicóptero, Dominic e Mia se juntam a Leon e Letty e deixam Brian para trás.

Dominic Toretto - Confronta Brian

Dominic confronta Brian, que tenta pará-lo.

De volta à casa, Dominic se prepara para procurar Jesse, quando Brian chega em sua casa em seu Supra. Ele tenta convencer Dominic a se render para as autoridades. Dominic, nervoso, se recusa, explicando que ele precisa encontrar Jesse antes de Tran. Logo depois Jesse chega na casa e pede desculpas pela sua atitude. Momentos após a sua chegada, Tran e seu primo, Lance Nguyen chegam na casa com motos e abrem fogo. Jesse é atingido e morto. Dominic e Brian saem em perseguição, logo atrás de Tran e Lance. Dominic os alcança e joga Lance para fora da pista com seu Charger. Após conseguir matar Tran com um tiro, Brian vê Dominic saindo com seu Charger e o segue até uma avenida.

Dominic Toretto - Brian Entrega as Chaves

Brian O'Conner deixa Dominic Toretto fugir.

Dominic explica a Brian que era lá onde ele corria nos tempos do colégio. Em uma mistura de racha e perseguição, eles correm até os trilhos de trem, totalizando exatamente um quarto de milha. Ao se aproximar do trem, o carro de Dominic começa a apresentar falhas. Eles atravessam os trilhos e por um triz não são atingidos por um trem. Dominic não presta atenção na estrada e acaba se chocando com um caminhão, fazendo com que seu carro seja jogado no ar e capote bruscamente. Dominic sobrevive ao capotamento, mas seu carro não tem condições de ligar. Com a aproximação da polícia, Brian dá a Dominic as chaves do seu Supra, dizendo que devia um carro de 10 segundos a ele. Dominic pega as chaves e escapa.

Baja, México

Após fugir de Los Angeles, Dominic Toretto viaja até Baja, no México. Durante sua estadia no México, Dominic conhece Han Seoul-Oh. Os dois estabelecem uma amizade e começam a viajar juntos. Quando ambos se relocam para a República Dominicana, eles conhecem um homem chamado Armando e formam uma parceria. Han, mais tarde, se tornará um membro do grupo de Dominic.

Mais informações em breve.